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BV INternet banking
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O BV é uma instituição financeira de destaque no mercado brasileiro que, com o objetivo de se consolidar como referência em bancos digitais, decidiu buscar o apoio da consultoria da CI&T.

 

Com expertise em transformação digital e tecnologia, a CI&T foi a escolha ideal para a criação de uma experiência única, descomplicada, apaixonante e completa para os clientes do BV.

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Contextualização do cenário

 

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Como consultoria, o time da CI&T foi escolhido para trabalhar em diferentes frentes com o banco, dentre elas:

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  • Modernização do Internet Banking
     

  • CCoE em parceria com o Google
     

  • Internet Banking Private
     

  • Banking As a Service

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Embora tenha trabalhado nas quatro frentes, gostaria de me concentrar na modernização do Internet Banking e, mais especificamente, na área de Renda Fixa.

 

Identificamos que essa área era a mais prejudicada em termos de experiência do usuário, o que se deve em grande parte à dependência da Mesa de Captação para a entrega de relatórios manuais de rendimentos. Além disso, a navegação do internet banking era confusa, incompleta e apresentava muitos bugs, o que dificultava ainda mais a experiência do usuário.

 

Nesta fase inicial, além da análise dos dados disponibilizados pelo banco, fiz benchmarking com outras instituições financeiras e plataformas similares, também realizei observações de uso e constatei os seguintes pontos de dor e atenção:

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Definição

Apesar do banco ter fornecido muitos dados relevantes, optei por realizar uma co-criação com as áreas de negócio e tecnologia, trabalhando em conjunto para definir os primeiros entregáveis que poderiam ter um impacto significativo. 

Com o objetivo de alcançar agilidade e economia de recursos, levando em consideração o alto custo-hora das pessoas do banco, optei por seguir com a metodologia Lightning Decision Jam. Essa metodologia é derivada da design sprint e permite um processo ágil e eficiente para alcançar os objetivos propostos.

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No time da CI&T, solicitei a presença dos seguintes perfis:
 

  • Squad Leader
     

  • Gerente de arquitetura
     

  • Analista de dados

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No time do banco consegui reunir pessoas de negócios, operações, mesa de captação, suporte aos canais de atendimento ao cliente e a product owner. 

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Após a realização do quebra-gelo para que os participantes compreendessem como utilizar o Mural, a dinâmica do Lightning Decision Jam prosseguiu com a atividade do Barco. Durante essa etapa, os participantes tiveram um limite de tempo para identificar e categorizar os aspectos positivos da área de Renda Fixa em post-its amarelos, representando os "Bons Ventos", e também os pontos problemáticos em post-its vermelhos, representando as "Âncoras".

Essa etapa é crucial para entender melhor o problema em questão, mapeando o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado para alcançar os objetivos desejados.

As âncoras definidas foram
 

  • ​Não existe a opção de posição analítica mensal;

  • Clientes querem ver rentabilidade dos seus investimentos consolidados;

  • Burocratização para acesso de usuários operadores;

  • Quando vence o investimento o valor não volta automaticamente, necessário ação da mesa;

  • Problemas no sistema interno de renda fixa, que gera atraso na disponibilização de informações;

  • Toda alteração ainda é efetuada via formulário;

  • Falta um extrato completo para o cliente com todas as posições e rentabilidade;

  • Não existe a informação de saldo bruto na posição consolidada;

  • O extrato completo não existe, precisa ir de operação a operação, ou pela data;

  • Bugs em produção;

  • Somente o máster cadastra os operadores, assim o operacional da empresa fica mais lento;

  • Operadores precisam pedir permissão via Internet banking para o Master para ter acesso ao investimento. O Master não recebe notificações do tipo push, somente quando ele acessa o IB;

  • Não existe um pré-perfil criado para auxiliar o master na criação dos usuários operadores;

  • Revisão de limites dos clientes;

  • Processo de atualização de usuários do IB;

  • Mesa não ter acesso para saber quem são os usuários da empresa e qual limite possui para movimentações no geral;

  • No extato não é possivel realizar busca pela data do resgate;

  • Cliente não tem extrato de operações liquidadas;

  • O usuário não fica sabendo de novas funcionalidades no internet banking;

  • Cliente fez a aplicação, o valor não saiu da carteira dele, ele recebeu comprovante;

  • Falta onboarding;

  • Mensagens de feedback de erro não dizem o que aconteceu;

  • Dependendo do horário ocorre lentidão na atualização do resgate;

  • Atraso no recebimento das posições/extratos todo inicio de mês.

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Após a definição das âncoras, uma votação foi aberta e o item mais votado para ser trabalhado foi transformado em oportunidade com o uso da dinâmica do How Might We:

Criando soluções visuais

Na dinâmica de desenhar soluções dentro do Lightning Decision Jam, os participantes foram incentivados a desenhar possíveis soluções para a oportunidade específico. Neste cenário, trouxeram prints do internet banking com algumas sugestões de melhorias, telas de relatórios específicos e desenhos feitos a mão:

Definições após criação de soluções visuais

Após as sugestões visuais da dinâmica anterior, a agenda foi finalizada com as seguintes definições:

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O que é esencial ter

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  • Melhorar velocidade de carregamento de informações

  • Descomplicar navegação e busca por informações

  • Incluir colunas:

    • Rendimento líquido​

    • Data de Liquidez

    • ​​Tipo de Liquidez​​

    • Taxa aplicada

    • Rentabilidade

  • Incluir impostos IR e IOF

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O que é preciso manter ou priorizar

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  • Melhorar a forma de consultar comprovantes de resgates parciais

  • Atualizar relatório de extrato que está "arcaico"

  • Inserir filtros para que os clientes consigam ver saldos retroativos

  • Avaliar possibilidade de exibir histórico da posição e rentabilidade mensal em gráfico

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Desejável

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  • Criar visualização com menos scroll

  • Melhorar a experiência para que o usuário não precise de muitos cliques para encontrar uma informação

  • Ter opções de exportar relatórios em extratos

  • Subir dashboard para que cliente possa ver informações do gráfico Seus Investimentos assim que acessar o Internet Banking

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Para medir o resultado da implementação, foi usado o test card abaixo:

Prototipagem e teste com usuários

Com base em todas as informações coletadas, criei um protótipo navegável e o submeti a testes com usuários. Realizei entrevistas com 5 usuários e utilizei o sistema SUS para medir a eficácia das alterações na usabilidade do produto.

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Abaixo estão as telas de Renda Fixa com posição consolidada de investimentos e Extrato com a aplicação do novo design system e hierarquia de informações baseadas nas necessidades dos clientes que foram entrevistados e percepções dos testes de usabilidade.

As colunas foram organizadas por ordem de importância para tomada de decisões e a opção de ver mais detalhes diminuiu a fricção que anteriormente os clientes tinham navegando em diversas abas.

Neste novo modelo de extrato, permitimos ao cliente analizar a posição consolidada dos investimentos numa rápida consulta, sem precisar analisar linha por linha como era feito no legado.

Aprendizados

No learning card abaixo, alguns aprendizados após a atualização do internet banking do banco após um mês do trabalho realizado.

Próximos passos

Após esta primeira entrega, o roadmap contava com as seguintes tarefas:

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  • Evolução de filtros
     

  • Preparação dos relatórios para exportação em .csv e .pdf
     

  • Inserir visualização de rentabilidade em gráfico

Durante este processo de discovery, vários boards foram criados para organização dos dados coletados, mas não posso compartilhar algumas informações específicas do banco nesta apresentação, devido ao seu caráter estratégico e confidencial.

© 2019  Rafa Maillo

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